terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Eu cacheada

Sabe porque eu parei de alisar o cabelo?

Não foi só pra mostrar o orgulho que eu tenho dos meus cachos.
Não foi só pra me livrar de uma imposição de imagem que entope os meios de comunicação e asfixia inconscientemente. 
Não foi só pra me entender enquanto pessoa e enquanto mulher, e enquanto mulher negra.
Não foi só pra valorizar parte das minhas "origens".
E nem foi só pra poder pegar chuva a vontade.

Também foi porque eu tenho uma prima.
Ela tem 8 anos agora, mas quando eu resolvi que passaria a maior parte dos dias sem chapinha, ela estava completando 6 e entrando numa fase onde ja tinha opiniões muito fortes. 
Ela tem os cachos mais lindos e sem esforço algum, parecem feitos a mão (como um gringo até questionou, há alguns muitos anos atrás), mas ela não sabia. Ela achava que o cabelo liso da amiguinha era bom, e é assim que o dela deveria ser pra ser bonito, liso (e de preferencia mais pro loiro, mas só liso ja servia). 

Por mais que todo mundo da casa falasse com ela que era linda e pontuasse milhares de fatos sobre isso, ela não entendia. E aí eu percebi que ela precisava VER isso. Porque é bastante hipócrita eu dizer que ela tem que ter orgulho dos cachos que tem quando eu estou alisando meu cabelo. Aquela do "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" é uma furada hein? 

Era preciso esse exemplo, essa imagem, essa representação. E ainda que fosse muito pouco comparado ao tanto de informação que ela recebe dizendo o contrario, eu também queria ser uma mostra de que ela podia ser linda sendo cacheada. Era o que eu podia fazer. 

Eu ainda aliso o cabelo as vezes, porque não é sobre como você usa o seu cabelo (você faz o que quiser, tem tanta coisa maravilhosa: trança, aplique, tintura, corte, e chapinha CLARO, chapinha também, tudo isso pra se fazer no cabelo, pra você ser p que quiser, do jeito que quiser, quando quiser. Sabe lá que eu adoraria ter dinheiro e menos preguiça pra trocar de cabelo sempre que desse na telha), é sobre você saber que é linda careca!!!! E que fique até careca pra perceber isso, você pode, se joga, isso não vai diminuir o quanto você é maravilhosa.

É pra que crianças como a Anninha entendam o cabelo com que nasceram e que o amem, porque ele é o que tá aí de verdade e nao tem química, nem extensão, nem cor, nem corte, não tem NADA que você coloque no cabelo que te satisfaça se você não se amar, assim, nua e crua.

P.s.: Anna, com 8 anos agora, ama turbantes. Roubou vários meus, inclusive, coisa que eu ja nao to aguentando! Joga o cabelo pro alto e amarra cinquenta metros de pano. Trança e deixa tudo cacheado só de um lado. Reparte de lado, no meio, joga tudo pra trás, deixa solto... As vezes solta uns muxoxos por tanta coisa que vê e ouve - É CLARO! O caminho é longo e complicado e a gente tem que ir desviando de tanta coisa, todo dia - mas a gente sempre tá aqui pra lembrar que enquanto tá todo mundo igualzinho no mundo, ela tem a oportunidade de ser ela mesma, e desse jeito quem mais ela quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário