quinta-feira, 22 de maio de 2014

Previsões pro segundo semestre

Eu tô querendo distância. Eu tô cansada de ser quem eu não sou, porque é a verdade: eu não sou nada do que eu sou com vocês. Eu sou mil vezes mais forte, mil vezes mais esperta, mil vezes mais centrada, mil vezes mais tanta coisa que vocês prezam e prezam há anos! MAS EU NÃO SOU ASSIM! Vocês amam uma Beatriz que é inteligente apesar de não ser soberba, que é corajosa ainda com seus limites, que dá a vez pro outro falar, que tá sempre pra ouvir - porque ela gosta de ouvir mesmo - que não se atrasa e que tá disposta a fazer tudo pelos outros E ESSA BEATRIZ NÃO SOU EU. Não completamente, ela é uma mentira e eu sei que vocês não são capazes de lidar com a outra Beatriz por que... Não. Ela não pertence a vocês. Não agora. Não desse jeito que ela quer se mostrar. A Beatriz de verdade gosta de ser melhor que vocês, gosta de dar ordens, porque sim, ela tem que ter prazer pelas coisas que ela sabe! A verdadeira Beatriz não quer chegar cedo, quer dormir quase sempre. Ela não tem limites, mas não tem muito mais do que eu sei que vocês aprovariam. Ela é doida, ela não presta atenção nas datas, ela xinga o mundo, ela chora MUITO, ela quer matar todos vocês... E vocês não aguentam pessoas assim, porque vocês só são assim nas horas vagas (porque todo mundo é assim, é esse duplo e deixa soltar em alguns momentos), mas a Beatriz é assim em tempo integral!

Vocês não tão prontos pra Beatriz. Eu não tô pronta pra ela também. Não tava. Até algum tempo atrás. A Beatriz me comeu e eu deixei, porque ela sou eu. E nesses dias eu percebi que eu só ficava mal porque ela só era eu pra mim. O mundo não sabia que ela era eu, e ela sou eu de uma forma tão grande, que não tem como ela viver num armário de aparência.

A Beatriz não tá nem aí pra dizer que não gosta de você. Pra dizer que respeita a sua ideia, mas na vida dela vai tá guardada numa gaveta porque ela não quer ouvir. Ela AGORA não pode tá aí pra quem ou o quê ela tá afetando com as decisões dela porque em 7 anos que ela já tá formada e assentada, ela tá sendo escondida. Ela nunca tomou decisões por ela, ela sempre fez escolhas que, é claro, a deixavam feliz, mas por tabela; EU QUERO SER FELIZ DIRETAMENTE. Sem poréns, sem vírgulas. A Beatriz merece ser feliz sem MAS. E ela nunca é. Ela é feliz porque alguém é, ela é feliz porque algo não deu errado, mas as vezes ela só quer que dê, e as vezes ela precisa ver o mundo desmoronar porque a Beatriz não se importa com o caos. São nesses momentos que ela mais se vê livre, que ela cria, que ela SE CRIA, que ela se move e se transforma e ela não aguenta mais gente abraçando ela e dizendo que vai ficar tudo bem, que não é esse carinho que ela quer, que ela não quer mentiras. Ela não quer amor demais, ela não quer só compreensão, ELA QUER A VERDADE. Ela quer a mãe dela dizendo que ela é idiota e que ela é egoísta, porque ela é. Ela não quer um amigo que dá um olhar de compaixão e pronto, acha que isso é alguma coisa boa. Compaixão por ela mesma não leva ninguém a lugar nenhum.

A Bia é amarga, é apaixonada, é teimosa, é cabeça-dura; é responsável sim, mas é aos extremos, é tanto que no fim das coisas ela só não é; ela é preguiçosa, ela é carinhosa, ela quer falar sem fazerem ela calar; ela quer ser ouvida, mas as vezes ela quer que esqueçam dela; ela talvez só queira ficar na casa dos pais pra sempre, ou quem sabe voar pra longe de tudo que ela conhece; ela é isso tudo, ela é confusa, ela nunca vai ser nada estável; e eu acho que vocês não tão prontos pra isso. Se é que um dia estarão e se for caso, já é um pontapé pra uma mudança radical.

Vocês amam uma Bia que foi criada, que não existe. Uma mulher que a minha melhor personagem, eu percebi isso. Mas desde o início essa sempre foi a minha pergunta: até que ponto eu posso viver com esse sorriso? Que não é meu.

Ninguém até hoje entendeu essa Bia. Muito pelo contrário, quando essa Bia se manifesta ela é julgada, ela é estranhada, eles dizem "o que há com você?". Minha melhor amiga não sabe lidar com ela. Um pessoal novo quase a conheceu e disseram que vão aceitá-la, mas ela ainda não sabe se tá pronta pra eles. Ninguém nunca a viu de verdade. Quer dizer, ninguém menos uma pessoa. Alguém que aguardava sentadx os meus surtos porque sabia que eu ia voltar, porque sabia que aqueles surtos eram parte de quem eu era, alguém que se propôs a isso. E a Bia tava pronta. Por causa dessa pessoa a Bia tá pronta agora. E por 10 anos vendo da fresta da porta, ela sabe que, pra lidar com ela e amá-la, quem não tá pronto são vocês.


Ps: Não é ruim. Não é julgar. Não é juízo de valor algum, eu to dando fatos que são verdades pra mim, baseado em pesquisas de uma vida (curta, mas uma vida de qualquer forma). Não é eterno, eu espero que não, e essa Bia não se impede de amar gente que não a ame, mas ela tem um jeito todo seu de amar. Dói pra ela, mas ela sabe lidar com isso, diferente dessa Bia aqui que tá acoplada a satisfação dos outros. Essa Bia de verdade só sente falta de quem entende ela. E olha... Essa falta dói mais do que todas as faltas que a outra Bia sentia juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário